6 de janeiro de 2013

A historia e a arte


“Nós seres humanos produzimos arte desde os primórdios dos tempos. Esta no nosso DNA histórico. Quem nunca ouviu falar dos desenhos rupestres na escola? Esses desenhos eram feitos pelos homens da caverna retratando caçadas e o seu dia a dia.
Um dia eu li em algum lugar...
 -“A historia estuda o passado da humanidade, desde o aparecimento dos primeiros povos, quando já possuíam a escrita, o que permitiu transmitir para o futuro a narração de seus principais acontecimentos ou fatos históricos.”-
Assim como narrar os principais acontecimentos ou fatos históricos a historia pode também nos mostrar o caminhar da arte ao longo dos tempos.
Podemos conhecer a historia dos povos antigos porque eles deixaram numerosos monumentos – estatuas, ruínas de palácios e de templos contendo inscrições que foram sendo decifradas ao longo do tempo.

 Pré-historia 
Antes das formações dos povos na antiguidade, os homens não possuíam a escrita. Sabemos de sua existência e do seu modo de vida pelos utensílios e instrumentos encontrados, como facas e machados.
São dos tempos pre-históricos os monumentos megalíticos  ou seja eram feitos com grandes blocos de pedra. Um bom exemplo dessas construções megalíticas é Stonehenge.
Stonehenge

Os homens pre-históricos deixaram outras marcas de sua existência  como por exemplo os vasos de barro e as inscrições lapidares, isto é, feitas na pedra, reproduzindo principalmente, em curiosos desenhos a figura de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...